domingo, 14 de dezembro de 2008

Arte terapia

"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida"
- Jung -

O atual modelo da medicina ocidental, muitas vezes nos faz esquecer do doente e tratar apenas da doença, do órgão, do sintomas relatado. Esquecemos que ali existe um ser completo, com corpo, mente e alma. Alguém que é muitas vezes tirado do convívio familiar para ser tratato comomais um. Alguém que perde a identidade e é invadido diariamente por diversas técnicas terapéuticas sem poder se opor a isso. Alguém com medos, sonhos, sentimentos, angústias, que são ignorados diariamente por uma relação médico-paciente fria, por uma terapéutica do corpo.
A arteterapia de certa forma se opõe a tudo isso, e permite que o paciente se expresse atraves de desenhos, pinturas, colagens, modelagens, músicas, dança, teatro. Permite que o paciente comunique, mostre, revele os seus sentimentos. Permite que o inconsciente venha a tona e semostre para o meio. Servindo de certa forma como um valvula de escape não verbal.
Permite que o paciente se conecte com o mundo e transforme em arte tudo que está sentindo.
A arteterapia, não tem por objetivo a cura, mas sim uma melhora na condição do paciente. A busca de um bem-estar e uma melhor qualidade de vida.
E se utiliza do desenho, da pintura, da escultura, da modelagem, do teatro, da dança e de outros recursos de expressão para o autoconhecimento, a suavização de sintomas e o tratamento de problemas e doenças.
É útil no tratamento de baixa auto-estima, dificuldades de relacionamento interpessoal, angústia, estresse e ansiedade, hiperatividade e dificuldade de aprendizado em adolescentes. Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida durante o tratamento de doenças crônicas.

Nenhum comentário: